Conferências Principais

 

1) ‘Humanismo Solidário na Ciência

Prof. Padre Paul A. Schweitzer, SJ – Departamento de Matemática – PUC-Rio

Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro desde 1971. Padre Jesuíta com formação também em matemática possui Ph.D. em Matemática pela Universidade de Princeton-EUA. Atua no Departamento de Matemática da PUC-Rio na área de Topologia e Geometria e foi professor visitante em cerca de 20 outras universidades e institutos de pesquisa em mais de 10 países.

 

2)  “Ética profissional para promoção da pessoa humana

Sérgio Cavalieri, empresário e presidente da ADCE Brasil

Presidente da ADCE Brasil – Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa do Brasil, Presidente dos Conselhos de Administração do Grupo Asamar e da Codeme Engenharia. Membro do Conselho Estratégico da FIEMG, do Conselho Consultivo Internacional da Fundação Dom Cabral, do Conselho Internacional da Uniapac – União Internacional de Associações de Dirigentes Cristãos de Empresa, do Conselho Consultivo da Bimbo Brasil, do Conselho do Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI – Confederação Nacional da Indústria e Representante da CNI na Rede Brasileira do Pacto Global da ONU

 

3) “Perspectivas para o Humanismo Solidário no Brasil

Dom João Justino – Comissão de Educação e Cultura.

Atualmente é arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Montes Claros. Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro do Conselho Episcopal Pastoral (Consep). Membro da Comissão de Cultura e Educação  do Setor Universidades do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), responsável pelas pastorais de Educação e Cultura no Cone Sul. É doutor e mestre em Teologia, pela Universidade Gregoriana de Roma. Atuou como perito da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB.

 

4) “Perspectivas para o Humanismo Solidário no Brasil

Prof. Deivid Lorenzo Carvalho – UCSal

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia e mestrado em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Doutorando em Família na Sociedade Contemporânea na Universidade Católica do Salvador. Atualmente é o coordenador do curso de Direito da Universidade Católica do Salvador.

Palestras Plenárias

 

1) “Integralidade do ser humano na prática científica

Prof. Cléia Zanatta Clavery Guarnido Duarte – UCP

Pesquisadora e Professora do Curso de Mestrado e Graduação em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis.  Pós-doutorado em Psicologia na Escola de Psicologia da Universidade do Minho – Braga/Portugal (2014), realiza estudos e pesquisas na área da psicologia e educação moral, intervenções psicológicas e psicopedagógicas no ambiente escolar/educacional e pesquisas no âmbito da Logoterapia sobre o tema sentido de vida.

 

2) “Educação Superior para o Humanismo solidário

Prof. Óscar Pérez Sayago – CIEC

É secretário-geral do CIEC (Confederação Interamericana de Educação Católica),  Professor e conferencista internacional, especialista Educação Pesquisador em educação e pedagogia, faz estudos ligados a problemas concretos de educação e pedagogia com impacto social. Lidera processos pedagógicos e acadêmicos em instituições de ensino e de inspiração católica. É ainda assessor pedagógico e educacional da Conferência Episcopal da Colômbia.

Minicursos

1) Elementos da Doutrina Social da Igreja para o Humanismo Solidário

Prof. Lúcio Flávio Machado

Membro da ADCE-MG, diretor executivo da ADCE Brasil e coordenador do projeto Empresa com valores promovido pela CNBB e ADCE Brasil. É Jornalista, publicitário, escritor e educador ambiental. Diretor da Memo Brasil, Já atuou em grandes corporações na área de gestão, comunicação e meio ambiente. Professor universitário, foi coordenador de cursos de graduação e de Pós-Graduação. Autor de biografias pessoais e empresariais. Possui especialização em Teologia; em Realidade Política e econômica Brasileira e mestrado em Turismo e Meio Ambiente.

 

2) “Os fins e os meios: projetos de pesquisa e extensão no humanismo solidário”

Prof. Eliana Sales Brito

Fisioterapeuta, Doutora e Mestra em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador (2017, 2005);atualmente, é Pró-Reitora de Extensão e Ação Comunitária da Universidade Católica do Salvador.

 

3) “Prática profissional, responsabilidade social e voluntariado”

Prof. Renato Luis Barros Lopes

Especialista em Gestão Estratégica e Pessoas é membro do Comitê Brasil da rede Eclesial Panamazonica e professor consultor do Setor Universidades – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Diretor do Instituto Humana e Diretor da Associação Beneficente e Cultural Amigos do Noivo.

 

4) “Fundamentos bíblicos para o Humanismo solidário”

Prof. Padre Waldecir Gonzaga

Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Università Gregoriana (2006), e Pós Doutorado na FAJE/BH (2016-2017), com pesquisa sobre o Canon Bíblico: AT e NT. Também é pesquisador de textos Bíblicos e Extrabíblicos ligados ao Cânon do NT, bem como professor de Grego e Hebraico.

Professor e Diretor do Departamento de Teologia da PUC-Rio é Delegado da COCTI para a América Latina. Atua em programa diário na Rádio Catedral (RJ), Realiza trabalhos pastorais em comunidades e no Santuário São Judas Tadeu, Cosme Velho – RJ.

Mesas Temáticas

MT1: Sustentabilidade: imperativo necessário para a casa comum

Descrição do tema: Apresenta-se a Sustentabilidade como aliada necessária para o desenvolvimento sustentável da “casa comum”, em uma sociedade global que tanto carece de políticas de responsáveis, integradas e humanizadoras. Nessa perspectiva, a inter-relacão orgânica e dinamizadora das dimensões da sustentabilidade – política, social, econômica, ambiental e cultural – proporcionarão se repensar nossas ações em prol de uma casa comum mais justa e digna para todos.

Palestra 1: Trilogia: Sustentabilidade, Vida Cristã e Complexidade

Prof. Dr. Artur Marcos Parreira

Palestra 2: O consumo sustentável na contemporaneidade

Prof. Dr. Felipe da Costa Brasil

 

Coordenador: Prof. Dr. Marcelo Pereira Marujo (Cesgranrio)

Secretario: Profa. Ms. Cátia Regina França (Cesgranrio)

Data: 10/10

 

MT1: Laudato Si e Sustentabilidade – Reflexões

Descrição: Uma reflexão conjunta orientada pela “Encíclica Laudato si” e as sistêmicas, complexas e insustentáveis relações com uma sociedade orientada pelo mercado e que trata a natureza enquanto capital. Dessa forma, espera-se que todo pensamento e consequentes ações possam contribuir para se repensar uma vida melhor para o planeta.

 

Palestra 1: Sustentabilidade: paradoxos socioambientais

Prof. Dr. Artur Marecos Parreira- Universidade de Santa Úrsula

Palestra 2: Sustentabilidade: desafios ambientais

Prof. Dr. Felipe da Costa Brasil – Cesgranrio

 

Coordenador: Prof. Dr. Marcelo Pereira Marujo (Cesgranrio)

Secretario: Profa. Ms. Cátia Regina França (Cesgranrio)

Data: 11/10

 

Ciências da Saúde

MT2– Cuidados paliativos e espiritualidade

Descrição do tema: Apresentar os cuidados paliativos como forma de abordagem às pessoas com doenças potencialmente incuráveis, e salientar a importância da espiritualidade no manejo do sofrimento humano, além das formas de avaliação e intervenções nesta dimensão humana.

 

Palestrante: Prof. Dr. Alexandre Silva (UFSJ)

Coordenador:  Profa. Dra. Verena Loureiro Galvão (UCSAL)

Secretario: Profa. Dra. Sumaia Midlej Pimentel Sá (UCSAL e UNEB)

Data: 10/10

 

MT2 – Promoção e Proteção da Saúde e Religiosidade

Descrição do tema: A promoção da saúde, juntamente com a proteção específica, quando associadas à religiosidade, podem trazer inúmeros benefícios, desde a prevenção de doenças físicas, sociais e mentais, passando pela cura e reabilitação das mesmas! Estudos apontam que a fé tem um importante papel na cura de diversas enfermidades!

 

Palestrante: Prof Adriano Celso Rodrigues Conceição (UCSAL)

Coordenador: Profa. Sumaia Midlej Pimentel Sá (UCSAL e UNEB)

Secretario: Profa. Verena Loureiro Galvão (UCSAL)

Data: 11/10

 

Ciências Humanas

MT3– Quem promove a mudança? Dialogando sobre o papel da sociedade civil e dos governos no enfrentamento dos problemas sociais.

Descrição do tema: Os indivíduos e as organizações da sociedade civil têm um papel importante no enfrentamento de problemas sociais. Por outro lado, as políticas públicas se apresentam de forma estratégica, pois quando faltam essas ações por parte do Estado, recai sobre a sociedade civil uma responsabilidade desproporcional. A proposta dessa mesa é dialogar sobre essas duas formas de intervenção e compreender o lugar de cada uma delas.

 

Palestrante: Pablo Ribeiro – Doutorando em Psicologia UFMG, Leandro Gomes – ChildFund Brasil – Fundo para Crianças

Coordenador: Saulo Esteves – ChildFund Brasil – Fundo para Crianças

Secretario: Leandro Gomes – ChildFund Brasil – Fundo para Crianças

Data: 10 e 11/10

Multidisciplinar

MT4 – Humanismo Solidário e Ecologia Integral: o que as Universidades brasileiras estão fazendo?

Descrição do tema: A palestra apresenta um mapeamento das experiências que as IES católicas desenvolvem para o enfrentamento de questões ambientais locais, a partir da Laudao Si’. Sintetiza a experiência do Grupo de Trabalho (GT) de Universidades e Amazônia – REPAM, Setor Universidades da CNBB e ANEC. Aborda os indicadores de avaliação propostos pelo MEC para as IES na questão da Educação Socioambiental e apresenta as perspectivas de uma Agenda Universidades e Amazônia 2018-2028.

Palestrante: Humberto Silvano Herrera Contreras; Professor-consultor do Setor Universidades da CNBB e Setor Pastoral da ANEC. Membro do Grupo de Trabalho Universidades e Amazônia – REPAM.

Coordenador: Irmã Cláudia Chesini (ANEC)

Secretário: Delano de Carvalho Costa, Colégio La Salle Abel/Niterói/RJ

Data: 10 e 11/10

 

Engenharias

MT5 – Humanismo na Engenharia: da formação às fronteiras tecnológicas

Descrição do tema: O que entendemos por Engenharia e o que de fato esperamos dela?

Se desejamos ver o humanismo solidário sendo aplicado na fronteira da ciência e do desenvolvimento tecnológico, ou antes, nas motivações que levam a esse desenvolvimento, então, isso deve estar presente na resposta à questão precedente e também na questão que se segue: tais aspectos deverão estar presentes na formação dos profissionais da Engenharia? Constam na lista de habilidades e competências esperadas para o futuro engenheiro e que serão desenvolvidas nesse profissional em formação, bem como nas estratégias, métodos e atitudes de seus formadores? Nesse sentido, os professores e pesquisadores cristãos inseridos nesse processo de formação têm feito a diferença?

 

Palestrante: Prof. Dr. Luciano Luporini Menegaldo (UFRJ); Prof. Ms. Tiago de Freitas Paulino (CEFET-MG)

Coordenador: Prof. Dr. Rodrigo Félix (UERJ)

Secretário: Ms. Angelica da Silva Reis – Doutoranda em Engenharia Química pele UFU/MG)

Data: 10 e 11/10

Apresentação de Posters

Dia 10/10/2018 – quarta-feira.

EMOÇÕES EVOCADAS PELO CONSUMO DE HAMBÚRGUER E EMBALAGENS DE DIFERENTES CORES: LEVANTAMENTO DE VOCABULÁRIO (Izabella Soletti, Mariana Martins, Erick Saldaña, Thais Merlo, Ana Clara Teixeira, Beatriz Menegali, Samara Harada-Padermo, Carmen Contreras-Castillo)

PLANTAS ORNAMENTAIS TÓXICAS: CONHECER PARA PREVENIR ACIDENTES (Naiara Viana Campos, Amanda Soares Miranda)

RELATO DE PRÁTICA DOCENTE HUMANIZADA NA ABORDAGEM DE CONCEITOS RELACIONADOS A GENÉTICA (Kelly Cristina De Brito Oliveira, Daniele Cristina De Brito Morais Oliveira)

ASSOCIAÇÃO DE MÉDICOS CATÓLICOS – UMA PROPOSTA PARA MINAS GERAIS (Fernanda Cruz, Aline Araújo)

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMUNITÁRIA: UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA POR UMA UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (Maricelma Jung, Maristella Simiano Furghest, Patrícia Menegaz de Farias, Renilda Nunes de Jesus, Rodrigo Rodrigues De Freitas Rodrigues de Freitas, Simony Davet Muller)

EFEITO DE DIFERENTES FASES CRISTALINAS E NANOESTRUTURAS DO ÓXIDO DE TITÂNIO NA OSSEOINTEGRAÇÃO DE IMPLANTES DE TITÂNIO POROSO (Daniel Secco, André Gonçalves)

HUMANISMO INTEGRAL EM CASO DE AUTOEXTERMÍNIO (Melissa de Andrade, Jessika Mayhara Souza Tolentino, Marianne Leal Martins, Paulo Franco Taitson)

IMPLICAÇÕES DO EXERCÍCIO FÍSICO EM INDIVÍDUOS QUE APRESENTAM DEPRESSÃO (Arthur Felicio, Marília Leoncini, Franco Gracia)

PERFIL IMUNOHISTOQUÍMICO DE PD-1/PDL1/2 EM PACIENTES COM CÂNCER DE COLO DO ÚTERO RESPONDEDORAS E NÃO RESPONDEDORAS AO TRATAMENTO QUIMIORADIOTERÁPICO (Patrícia Martins, Paulo Salles)

PROCESSO DE APLICAÇÃO DO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO EM ESTUDOS CLÍNICOS (Cintia Maria Lima, Patrícia Rocha Martins)

PROJETO DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO NA PARÓQUIA: A ESPIRITUALIDADE NO CONTEXTO DA SAÚDE INTEGRAL (Gabriel Resgala)

REFLEXÕES DA INSTRUMENTALIZAÇÃO DA TEORIA DE AXEL HONNETH NA PRÁTICA DO CUIDADO DE ENFERMAGEM (Amanda Reis, Marta Sauthier, André Marcelo Soares)

RELIGIOSOS E APOSENTADORIA: Natureza e expectativas (Benigno Sobral)

RESÍDUOS SÓLIDOS, AMBIENTE E SAÚDE: UMA VISÃO MULTIDISCIPLINAR FRENTE AOS DESAFIOS (Ana Valéria Carvalho, Carla Tainara Cunha Pereira, Clauciane Gomes, Diranneide Gomes Amorim, Eulina Trindade Costa, Maya Penha, Milena Mária Silva Assunção)

PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE MEDIDA DE ECOEFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM ABRIGO PARA IDOSOS NA CIDADE DE LORENA – SP (Luís Augusto Rodrigues Soares Ruzene, Tamires Batista Ribeiro)

APONTAMENTOS SOBRE O PROCESSO EDUCATIVO DO USO CONSCIENTE DA ENERGIA (Tiago de Freitas Paulino)

ASPECTOS DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DENTRO DO GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO NA CONSTRUÇÃO CIVIL (Caroline Gonçalves, José Marques Neto)

RECICLAGEM DE REJEITOS DE POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE PROVENIENTES DE UMA COOPERATIVA DE CATADORES NA FORMA DE MADEIRA PLÁSTICA (Camila Grillo, Clodoaldo Saron)

ROBÔS COLABORATIVOS E SOCIEDADE: UMA REFLEXÃO (Gustavo Jose Giardini Lahr, Marcello Claudio Gouvea Duarte, Glauco Augusto de Paula Caurin)

“RETORNAR AO HOMEM”: A PROPOSTA PEDAGÓGICA DE EDITH STEIN À LUZ DE SUA ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA (Luis Alberto Torres, Guilherme Brandi)

A CONSTRUÇÃO SOCIAL E HISTÓRICA DO TEMPO LIVRE (Milena Da Silva Guimarães, Tereza Cristina Ramos Paiva)

A FORMAÇÃO HUMANIZADA DO ACADÊMICO DE PEDAGOGIA: UM ESTUDO DE CASO NO ABRIGO DOS IDOSOS (Lucas Diniz Da Gama, Ângela Do Céu Ubaiara Brito, Adressa Fabiany Souza)

A PRÁTICA DO CANTO CORAL COMO ATIVIDADE EXTRACURRICULAR PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SINOP/MT (Evonete Sene, Luan Rodrigues)

ADOÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA CATÓLICA COMO PARÂMETRO PARA O DESENVOLVIMENTO ÉTICO DA FUNÇÃO SOCIAL DA ADVOCACIA (Marília Leoncini, Flaviane Cunha, Perla Muller)

AS PRÁTICAS RESTAURATIVAS, UMA ESCUTA E UM DIÁLOGO POSSÍVEL PARA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS (Daniele Cristina De Brito Oliveira)

AS PRÁXIS DO CURRÍCULO PARA O ENSINO DA CIDADANIA ATIVA, NO CURSO DE LIDERANÇA ESTUDANTIL DA U.E.B. PAULO VI EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO (Camila Miranda, João Amorim)

CIDADANIA E RESPONSABILIDADE PARA O TRÂNSITO EM ATIVIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL : ANÁLISE TEMPORAL E PROPOSTA DE INTERVENÇÕES CONCEITUAIS E DINÂMICAS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE ITABIRA – MG (Júnia Soares, Mylena Jesus, Francielly Pessoa, Iara Souza, Renata Santos)

DEUS NO OUTRO: A JUSTIÇA SOCIAL NA INTERTEXTUALIDADE BÍBLICA (Rafael Schmidt)

EDUCAR PARA A PAZ: ALTERIDADE E A PROTEÇÃO JURÍDICA À CRIANÇA COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (Erica Rodrigues, Isabel Lima)

EFICÁCIA DA TRANSPARÊNCIA (André Soares, Maria Esteves, Roberto Tolomei)

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SUA RELEVÂNCIA PARA A FORMAÇÃO HUMANÍSTICA E ACADÊMICO-PROFISSIONAL (Rosana Do Carmo Montemór Montemór, Miguel A. De Oliveira Junior A. de Oliveira Junior, Maria Cristina Marcelino Bento, Luciani Vieira Gomes Alvareli Vieira Gomes Alvareli, Neide Aparecida Arruda de Oliveira)

INTERVENCIÓN PSICOSOCIAL EN EL ÁMBITO DE LA MIGRACIÓN ANTE LA TRÍADE: ADVERSIDADE,SUFRIMIENTO,AFRONTAMIENTO (Sylvia Maria Torres Bezerril)

MULHER NEGRA COMO TEMA DE PESQUISA: ÁREA DE HUMANIDADES NO BRASIL (Núbia Oliveira Alves Sacramento, Isabel Maria Sampaio Oliveira Lima)

RECURSOS HUMANOS E SUSTENTABILIDADE: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (Manuela Pinto, Murillo Leal, Juan Meirino, Dulcinea Gonzalez, Luiz Silva)

ESPIRITUALIDADE COMO CAMINHO ÉTICO PARA EFETIVIDADE DOS DIREITOS HUMANOS PELO ADVOGADO (Alan Faria Andrade Silva, Regina Vera Villas Boas)

TERCEIRO SETOR E RESPONSABILIDADE SOCIAL: O CASO DA ONG AÇÃO MORADIA (Milena Abadia de Sousa)

UM PROJETO DE INTERVENÇÃO SOCIAL DO ISECENSA: CLÍNICA NÔMADE VOZ DA RUA (Elizabeth Landim Gomes Siqueira)

A VERDADE QUE NÃO NOS CONTARAM SOBRE O ESTADO DISTRIBUTIVO MEDIEVAL (Ana Cláudia Colla)

A VIDA CRISTÃ COMO FATOR DE SUSTENTABILIDADE (Artur Parreira, Marcelo Marujo)

ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI: UM ESTUDO SOBRE O SUAS E O SINASE NA EXECUÇÃO DE MEDIDAS EM MEIO ABERTO (Fernanda Xavier, Elisangela Marchesi, Kamila Moura, Wisla Santos)

AS ORGANIZAÇÕES E O HUMANISMO SOLIDÁRIO (Fernando Fernandes)

DIGNIDADE HUMANA E LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA: A TELA DA SOLIDARIEDADE (Ailana Alves, Isabel Lima)

O CUIDADO COM A CASA COMUM: A INTERDISCIPLINARIDADE DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E JUSTIÇA SOCIAL COM A IGREJA CATÓLICA NA CRIAÇÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO SEMINÁRIO DE QUIXADÁ-CE (Danielly Cristine Lavor Holanda, Danielle Rabelo Costa, Edilberto Cavalcante Reis)

O DESAFIO DO JOVEM CATÓLICO NO ÂMBITO POLÍTICO-SOCIAL: UM OLHAR DE MISERICÓRDIA PARA A HUMANIDADE (Luana Maria Vieira Dagina)

O PAPEL DO GRUPO DE VOLUNTARIOS NA FORMAÇÃO DE VALORES NO ENSINO SUPERIOR DE UMA INSTITUIÇÃO CONFESSIONAL EM SÃO JOSE DOS PINHAIS (Gilmar Conceição, Andrea Serafim)

PRECISAMOS CONVERSAR SOBRE DIREITOS HUMANOS (Kamila Moura, Wisla Santos, Elisângela Marchesi)

SUBSIDIANDO A AUTONOMIA PREVIDENCIÁRIA: UM PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO ÀS DECISÕES DOS GESTORES ACERCA DA PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS (Cristiane Silva Corrêa)

TRÁFICO INTERNACIONAL PARA FINS DE EXPLORAÇÃO SEXUAL E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (Blenda Jesus, Isabel Lima)

 

Dia 11/10/2018 – quinta-feira.

“AMIGAS DA SAÚDE” PROMOÇÃO DA SAÚDE DAS ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RISCO E VULNERABILIDADE:UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO POPULAR (Rayla Amaral Lemos, Pamela Souza Almeida Silva Gerheim, Maria Pollyanna Lucarelli, Marcela Castellões Leite, Ana Carolina Silva Costa)

A ENGENHARIA COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL (Tiago De Freitas Paulino, Yu Ju Shen, Everthon Oliveira)

A HUMANIZAÇÃO DO AMBIENTE HOSPITALAR EM GOVERNADOR VALADARES: PROJETO DE EXTENSÃO ANJOS DA ALEGRIA UNIVALE (Thalisson Artur Ribeiro Gomides, Enara Cristina Silva, Valdicélio Martins Dos Santos, Flávia Rodrigues Pereira, Sabrina Gomes de Morais)

A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA DE RECURSOS HUMANOS NA GESTÃO ADMINISTRATIVA: UM ESTUDO DE CASO EM RESTAURANTE (Paulo Cesar De Farias Paulo Cesar de Farias, Monique Simas, Aline Castro)

A LUDICIDADE NO PROJETO DE EXTENSÃO VIVÊNCIAS CORPORAIS LÚDICAS DA UFSC (Nicole Cachoeira, Luciana Fiamoncini, Kamila Milasg)

A REDE SOLIDARIEDADE DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS) (Silvia Zuffo, João Fett)

A VIDA EM PERSPECTIVA ESCATOLÓGICA: UMA COMPREENSÃO HOLÍSTICA DA VIDA TRAZIDA E INAUGURADA POR JESUS DE NAZARÉ (Francisco Ibiapina)

ANÁLISE MULTICRITÉRIO E GEOPROCESSAMENTO APLICADO A MOBILIDADE: SUBSÍDIO PARA TOMADA DE DECISÃO ANTE A IMPLANTAÇÃO DE NOVO MODAL DE TRANSPORTE NO CONTEXTO URBANO DE ARARAQUARA-SP (Guilherme Augusto Andrade Freire, Rochele Amorim Ribeiro, Luciana Márcia Gonçalves)

ARBORIZAÇÃO E SEUS BENEFÍCIOS NA DINÂMICA HIDROLÓGICA DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA URBANA (Flaviane Cunha, Demostenes Ferreira Da Silva Filho)

ARQUITETURA E URBANISMO E SUSTENTABILIDADE: VISÃO NA FORMAÇÃO INICIAL (Lidia Marujo, Marcel Marujo, Marcelo Marujo)

AS DIFERENTES EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS DO ISECENSA DIANTE DO CONTEXTO COMUNITÁRIO: PROMOVENDO AUTONOMIA E VISIBILIDADE SOCIAL (Elizabeth Landim Gomes Siqueira)

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE A EDUCAÇÃO DOS CASAIS HETEROSSEXUAIS EM RELAÇÃO AO USO DO MÉTODO BILLINGS COMO FORMA DE CONTRACEPÇÃO NATURAL (Fernanda Ribeiro de Souza, Marli Terezinha Stein Backes, Pattricia da Rosa Damiani)

CAPACITAÇÃO, MOTIVAÇÃO E INCLUSÃO DE JOVENS BRASILEIROS CARENTES: PERSPECTIVAS DE MUDANÇAS PELO APRENDIZADO DE UMA LÍNGUA ADICIONAL (Eliene De Souza Paulino, Raika Luana Aleme, Jaqueline Silva Miranda)

CLAÚSULA GERAL DE EFETIVAÇÃO E ATIPICIDADE DAS MEDIDAS EXECUTIVAS: PRESSUPOSTOS E LIMITES DE APLICAÇÃO (Rodrigo Calderari, Fernando Gajardoni)

CONFECÇÃO DE MAQUETES PARA REINSERÇÃO SOCIAL: RELATOS DE UMA AÇÃO DE EXTENSÃO NO PRESIDIO DE JOÃO MONLEVADE, MG (Juscelina Ferreira, Cinthia de Souza, Kelly Gama, Larissa Da Silva)

COMPREENDENDO O SENSO DE COMUNIDADE EM GRUPO DE PESQUISA: UM ESTUDO DE CASO (Jasmin Lemke, Emmanuel Andrade, Maria Seixas, Celia Kriiger, Ricardo Soares)

CONSTRUINDO A TOLERÂNCIA RELIGIOSA NO ÂMBITO UNIVERSITÁRIO (Murialdo Gasparet, Lilian Neto Barroso, Paula Márcia Seabra de Sousa, Maria Eduarda Galdino, Fernanda Crespo)

CONTRIBUIÇÃO DE UM COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA NA FORMAÇÃO CURRICULAR: A EXPERIÊNCIA DO CEP ENSP/FIOCRUZ (Jennifer Braathen, Cassius Schnell, Gina Monteiro, Letícia Figueira)

DIREITO PENAL DO TERROR. O CONTROLE SOCIAL EXERCIDO POR MEIO DA IMPOSIÇÃO DO DIREITO PENAL (Isabelle Souza, Tiago Souza)

ECONOMIA(S) E PRODUÇÃO SOCIAL DO ESPAÇO URBANO: A MOEDA SOCIAL COMO PROPOSTA PARA UMA NOVA URBANIDADE (Gustavo Resgala)

ENSINO DA SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA (Aleksandra Sliwowska Bartsch)

ENTRE O PASSADO E O PRESENTE: A CONTEMPORANEIDADE DAS ANÁLISES ARENDTIANAS (Matheus De Carli, Victor De França)

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE EM DEBATE (Kamila Moura, Wisla Santos, Elisângela Marchesi)

ÉTICA PROFISSIONAL DO CONTABILISTA (Sonia Martins)

FORMAÇÃO ÉTICA DO PROFISSIONAL DO DIREITO PARA A GARANTIA DO DIREITO À SAÚDE DA CRIANÇA (Julia Caribé, Ludmilla Lima)

FORMAÇÃO HUMANISTA DO(A) ADVOGADO(A) PARA DEFESA DO DIREITO À SAÚDE DE POPULAÇÕES ESTIGMATIZADAS PELO HIV/AIDS E OUTRAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (Ludmilla Lima, Júlia Caribé)

GRUPO DE ARTICULAÇÃO EXTENSIONISTA “MARECHAL RODON” (Márcio Rezende Ribeiro Soares, Rebeca Cristine Ferreira Da Silva, Bárbara Camargo Moraes, Marina Moura Pacheco, Odaléia Telles Marcondes Machado Queiroz)

HUMANISMO SOLIDÁRIO NA ENGENHARIA: UMA REFLEXÃO SOBRE O JURAMENTO E O PAPEL DO ENGENHEIRO NA SOCIEDADE (Nathan Fernandes Ignácio, Carolina Andrade Freire)

IMPORTANCIA DA ESPIRITUALIDADE E RELIGIOSIDADE PARA OS FAMILIARES DOS RECEM NASCIDOS INTERNADOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL (Renata Gonçalaves)

INTERDISCIPLINARIDADE, ESPIRITUALIDADE E A EMERGÊNCIA DE NOVAS MANEIRAS DE FORMAR PESSOAS E PRODUZIR CONHECIMENTO: O CASO GECOPI (Emmanuel Andrade, Celia Kriiger, Maria Seixas, Ricardo Soares, Jasmin Lemke)

JOGOS COOPERATIVOS: AS HABILIDADES SOCIAIS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR (Sheila Bandeira, Bianca Name, Ir. Marisa Aquino)

MOTIVAÇÃO EDUCACIONAL PARA JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL (Leandro Souza, Renata Souza, Cristiano Pereira)

MULHERES JUÍZAS E DIREITOS HUMANOS: UMA TRAJETÓRIA DE ALTERIDADE (Janine Ferraz, Isabel Lima)

O ASSÉDIO MORAL NAS COMUNICAÇÕES (Maria Esteves)

O PLURALISMO PERSONALISTA EM BASE AO PERSONALISMO DE KAROL WOJTYŁA (Francisco Agamenilton Damascena)

OFICINAS DE HABILIDADES DE VIDA EM ADOLESCENTES: UMA ABORDAGEM SOBRE O SENTIDO DA VIDA (Fernanda Cruz, Melissa Andrade, Paulo Franco Taitson)

PARALISAÇÃO DOS TRANSPORTADORES DE CARGAS NO BRASIL: APLICAÇÃO DE UMA AÇÃO SOCIAL PRÁTICA (Izabella Soletti, Sheila Schultz de Barros, Isabella Monique de Jesus Sousa, Maria Carolina de Jesus Sousa, Isabel Maria de Jesus, Diego Odacir Fernandes, Fabiano Yamashita)

PESQUISA EM JUSTIÇA RESTAURATIVA NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: O HUMANO DA JUSTIÇA (Laís Veiga, Isabel Lima)

PLANO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO SEMINÁRIO MAIOR DA DIOCESE DE QUIXADÁ – PGRS (Katia Gardenia, Marcio Batista)

PR 14,31 E O HUMANISMO SOLIDÁRIO COMO ADORAÇÃO (Bruno José Santos)

PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS PARA A POPULAÇÃO DE RUA ITINERANTE DE NITERÓI – RJ (Filipi José Da Silva, Arthur Vianna Ferreira)

PROJETO ANDORINHAS: HUMANIZANDO O HOSPITAL ATRAVÉS DA MÚSICA (Milena Abadia de Sousa, Angélica Silva Reis)

PROJETO APOIANDO O PARQUE VIVO (Claudio Jacinto Silva)

RELAÇÃO ENTRE ESPIRITUALIDADE/RELIGIOSIDADE E QUALIDADE DE VIDA NOS MEMBROS DO PROJETO PASTORAL UNIVERSITÁRIA EM TUBARÃO- SC (Vilson Leonel, Marcella Vieira, Eduardo Rocha)

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A CONSTRUÇÃO DE METODOLOGIA PARA SE TRABALHAR SAÚDE E ESPIRITUALIDADE EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS (Giselda Silva, Jessica Camargo, Daiane Severino, Filipe Moraes, Julia Corrêa, Luciana Barros, Luísa Costa, Arlete Barcelos, Gustavo Ribeiro)

RESILIÊNCIA NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES: SUPERAÇÃO OU NORMALIZAÇÃO DO SOFRIMENTO NO TRABALHO (Sylvia Maria Torres Bezerril)

SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES ÀS ATIVIDADES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA (Lívia Gonçalves)

SUSTENTABILIDADE: CULTURA NECESSÁRIA NA CONTEMPORANEIDADE (Marcelo Marujo, Marcel Marujo)

UMA AVALIAÇÃO ECONOMÉTRICA DA TRAJETÓRIA DO PASS THROUGH DA TAXA DE CÂMBIO, PRESSÕES DE DEMANDA E OFERTA SOBRE A INFLAÇÃO NO PERÍODO 1999-2017 (Roberto Santolin)

USIS DA FACC – UFRJ – ATUAÇÃO 2017.2 (Ighor Rodrigues, Denis Mattos, Gabriel Orsi, Isabel Pacheco, João Manoel Lima E Silva, João Werneck, Paulo Cesar Pereira, Rita Afonso)