Organização

O Setor Universidades compõe a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da CNBB. O Setor Universidades fomenta a caminhada conjunta e a comunhão eclesial de quatro grandes forças da ação evangelizadora no Ensino Superior: PU Regionais (Pastorais Universitárias diocesanas e grupos das IES), Movimentos Eclesiais, que atuam neste âmbito, Instituições de Ensino Superior Católicas (ANEC) e Paróquias e Capelanias Universitárias. O Setor Universidades possui duas grandes linhas de atuação, a saber, formação dos agentes de pastoral e articulação da ação evangelizadora, a partir das Diretrizes Gerais da ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019). 

 

O Ministério Universidades Renovadas (MUR) está diretamente vinculado à Renovação Carismática Católica do Brasil. Atualmente, possuem cerca de 40 Grupo de Partilha de Profissionais (GPP) e mais de 600 Grupos de Oração Universitários (GOU) distribuídos pelo país, do qual participam estudantes, profissionais, funcionários e professores de Ensino Superior. Desenvolvem trabalhos de evangelização, formação e partilha profissional, além de ações sociais.

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) está situada no Rio de Janeiro-RJ. A IES foi fundada em 1941, por D. Sebastião Leme e pelo Pe. Leonel Franca. A universidade oferece cursos de graduação, pós-graduação stricto sensu  e latu senso. Atualmente, a universidade oferece 36 cursos de graduação, 30 programas de mestrado e doutorado e diversas especializações latu sensu.

 

 

A Universidade Católica do Salvador (UCSal) está sediada em Salvador-Ba. A IES oferece cursos de graduação, pós-graduação stricto sensu e latu senso. Atualmente, a universidade oferece 32 cursos de graduação, 37 especializações latu sensu e 4 programas de mestrado e doutorado.